Maiores montadoras do mundo dão a largada para o IAA 2018


O IAA 2018, salão de veículos comerciais de Hannover (Alemanha) - o maior do mundo - começa somente nesta quinta-feira (20). Mas os dias que antecedem a feira já movimentam as grandes montadoras: Mercedes-Benz e o grupo Traton, que reúne Scania, Man, Volkswagen Ônibus e Caminhões e Rio. Elas ainda não revelaram todas as novidades que apresentarão ao público, mas já realizaram grandes eventos para jornalistas e convidados para mostrar e disponibilizar para testes algumas de suas grandes atrações no salão ou o que está no foco de sua produção.

Transformação é palavra que está na raiz dos novos produtos e negócios das montadoras. Transformação do transporte, dos negócios, das comunicações. Quase como um mantra, ela foi repetida por diversas vezes por executivos e representantes das empresas que conversaram com os profissionais da imprensa.

A Mercedes-Benz, por exemplo, reuniu cerca de 500 jornalistas de todo o mundo em sua filial em Hannover para demonstrar como seus novos produtos se adequam e contribuem para tantas mudanças. Neles, se destacam a segurança, a conectividade e a sustentabilidade.

Para o transporte de cargas, a nova estrela da montadora é o New Actros, caminhão que vem com câmeras em vez de espelhos retrovisores, sistema auxiliar de direção - com tecnologia autônoma que ajuda o motorista a controlar o caminhão -, sistema auxiliar de frenagem - que breca o caminhão em caso de risco de colisão com algum objeto em todo o caminhão - e conectividade da cabine a aplicativos que facilitam a vida do motorista e a gestão da frota.

hannover_site1.jpg

No transporte de passageiros, a Mercedes-Benz também trouxe novidades, como a Sprinter totalmente conectada. Ela facilita a definição de trajeto, o contato com passageiros e clientes e o monitoramento das condições do veículo e da forma de condução do motorista - e, com isso, a gestão da frota. Para completar, o motorista não precisa mais de chaves para abrir e fechar as portas: tudo pode ser feito pelo celular e à distância.

Os transportadores do Brasil, contudo, terão de esperar para ter acesso a esses produtos já que, por enquanto, ainda não estão disponíveis para o mercado brasileiro. Mas é certo que se trata apenas de uma questão de tempo.

O Grupo Traton, por sua vez, destinou a segunda-feira que antecede o salão de Hannover a valorizar a união de marcas que, antes, eram rivais. Este será o primeiro IAA em que as empresas estarão juntas. Scania, Man, Vlokswagen Ônibus e Caminhões e Rio (que oferece soluções tecnológicas) lideram o mercado de pesados na Europa e no Brasil. "Estamos no meio de uma das maiores mudanças da história", disse o CEO do grupo, Andres Renscher. Reunidas, as companhias buscam reforçar os pontos fortes de cada uma das empresas e mesclar soluções, com foco na simplificação dos negócios, na elevação da sustentabilidade e no aumento da conectividade e de serviços digitais.

Fonte: Agência CNT