Lideranças do TRC conhecem operação de transporte na Alemanha


Um grupo de empresários e líderes do TRC, dentre eles os presidentes da Fetcemg, Sérgio Pedrosa, e do Setcemg, Gladstone Lobato, estão em viagem técnica à Alemanha, para conhecer as novidades do transporte em uma das nações mais desenvolvidas do mundo. A viagem é um projeto do Setcesp.

Na última terça-feira (25), os empresários visitaram a Große Vehne, uma tradicional transportadora alemã com mais de 40 anos de operação no mercado. Desde 2003, a empresa trabalha e atende a região de Frankfurt através da sua divisão HSV, localizada em Friedewald. A transportadora possui mais de 600 veículos em operação, mais de 850 empregados e se destaca por ter diversos membros da família fundadora trabalhando nela até hoje.

Foram apresentados à equipe do SETCESP os problemas e desafios do transporte rodoviário de cargas na Alemanha, incluindo as questões trabalhistas, como funcionam as jornadas de trabalho dos motoristas no país e a problemática da falta de motoristas qualificados. Atualmente, estima-se que faltam 200 mil motoristas na Alemanha, chegando a ter veículos parados em algumas empresas devido à inexistência de mão de obra, a qual não se qualifica mais na área devido aos receios dos veículos autônomos deixarem o posto de trabalho obsoleto.


Também foram apresentados alguns projetos em desenvolvimento para melhorar a eficiência da frota em relação ao consumo de combustíveis como a platooning, tecnologia de comboios semiautônomos, na qual o caminhão líder é guiado por um motorista e os subsequentes automaticamente seguem o líder, com mínima interferência humana.


Também foram discutidas as novas dimensões de veículos com comprimento de até 17,8m, o que permite mais eficiência ao carregar 4 pallets a mais que a formação antiga, aumentando a produtividade e reduzindo entre 18% e 20% o consumo global de combustível da empresa em determinadas rotas nas quais esses veículos podem operar.


Por fim, o grupo do SETCESP realizou uma visita guiada no pátio da Große Vehne, acompanhou o carregamento de um container por uma carreta e visitou as instalações de manutenção da empresa.

Com informação do site do Setcesp