Licenciamento de caminhões registra queda de 5,4% em janeiro


De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), números refletem situação econômica do país.

Os licenciamentos de caminhões nacionais – semileves, leves, médios, semipesados e pesados – diminuiu 5,4% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 11.868 unidades licenciadas no primeiro mês de 2013 contra 12.645. Na comparação com dezembro passado, a retração foi de 3,8%.Uma menor quantidade de ônibus também foi licenciada, queda ainda mais acentuada, de 16,2%, que a dos caminhões – 2.167 unidades contra 2.585. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) e foram divulgados nessa semana.

De acordo com avaliações da Confederação Nacional do Transporte (CNT), os números refletem a situação econômica do país, que exige mais cautela dos transportadores e faz com que eles posterguem investimentos. O relatório Focus do Banco Central, por exemplo, aponta que o crescimento da economia em 2012 foi de aproximadamente 1%.

Em relação aos veículos, houve aumento de 23,8% nos licenciamentos no início deste ano: 229.377 em janeiro contra 185.222 unidades no mesmo período do ano passado. Neste caso, as estatísticas são positivas porque os consumidores ainda estão aproveitando o aumento gradativo das taxas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Máquinas agrícolas
O mercado interno de máquinas agrícolas – tratores de roda, esteiras, cultivadores motorizados, colheitadeiras e retroescavadeiras – apresentou expansão. No total, o aumento em janeiro deste ano foi de 32,6%: as vendas subiram de 4.417 unidades para 5.859.

Fonte: Agência CNT de Notícias