Lenarge Transportes e TNE Transportes recebem Junho Verde


Com o slogan “Cuidar é o caminho” a campanha Junho Verde visa levar até as transportadoras associadas informações sobre a importância de cada pessoa e o conjunto das empresas empreenderam pequenas ações e gestos que farão a diferença no futuro.

A assessora do Meio Ambiente da Fetcemg e do Setcemg, Juliana Soares, proferiu a palestra “Junho Verde - ações que transformam” com informações e dicas de atitudes sustentáveis, visando uma mudanças de hábitos para a preservação do meio ambiente. “Nenhuma ação é pequena. E por mais que pareça simples, ela é muito importante para que possamos preservar o meio ambiente, para que nossos filhos e netos possam conhecer as belezas que a natureza nos proporciona”, explicou. 

Ao final, Juliana propôs ao grupo que cada um compartilhasse o que faz no dia a dia para diminuir os impactos ao meio ambiente. “Vamos dar as mãos e pensarmos em um consumo consciente e divulgar as boas práticas”, sugeriu.

Para a supervisora de qualidade e meio ambiente da Lenarge Transportes, Joseline Inácio, a ação foi muito importante para trocar experiências com os funcionários e assim plantar uma sementinha na cabeça de cada um sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Em primeiro lugar gostaria de agradecer a Fetcemg, o Setcemg e a COMJOVEM BH pela parceria neste evento de sucesso. Espero que seja apenas o primeiro dos muitos que virão. Através de um bate papo leve, descontraído e interativo, foi possível conscientizar os nossos colaboradores sobre a necessidade de preservar o ambiente em que vivemos. Com dicas simples, os funcionários puderam perceber como cada um pode contribuir para um ambiente equilibrado e de qualidade para a atual e as futuras gerações”, comemorou.

"A equipe da TNE ficou muito satisfeita em receber a equipe do Setcemg, Fetcemg e COMJOVEM BH, para apresentar um assunto tão importante quanto é falar do cuidado com nosso meio ambiente. Este tema trouxe uma reflexão a todos presentes pois trouxe um novo jeito de olhar o cuidado e a importância da preservação. Para a equipe da transportadora, com certeza, foi plantada uma semente e acredito que cuidados como  previnir desgastes, poluição na rua e até mesmo dentro da empresa farão parte da rotina de todos. A palestra foi muito importante para conscientizar o quanto hábitos simples podem influenciar no dia a dia da nossa empresa", completou a Técnica de Segurança do Trabalho da TNE Transportes, Raphaela Rodrigues.

Despoluir – o Programa Ambiental do Transporte também fez parte das ações

A segunda palestra foi ministrada por Ana Isabella da Mata, coordenadora do Despoluir, falou sobre o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir. O programa atua em todo o país para diminuir as emissões de gás carbônico na atmosfera monitorando suas emissões em veículos de carga e de passageiros. Na ocasião, Ana Isabella destaou os benefícios do programa ambiental do transporte para as empresas e principalmente para o meio ambiente. “Com a medição feita pelo Despoluir, além da manutenção preventiva e economia no uso de combustível, os veículos à diesel diminuem a fumaça preta emitida no meio ambiente, o que contribui com uma melhora do ar e beneficia a todos”, disse.

Em Minas, a Fetcemg é responsável pelo controle das emissões nos veículos de carga. São cinco unidades móveis disponibilizadas para ir até às empresas e fazer as aferições dos veículos. Este serviço é gratuito para todas as empresas associadas aos sindicatos filiados à Fetcemg. “Aquelas empresas cujos caminhões são aferidos e foram aprovados concorrem à nossa premiação anual “Prêmio Melhor Ar”, a Lenarge é uma das empresas que já recebeu a premiação e neste ano está concorrendo mais uma vez. É um bom exemplo de empresa com responsabilidade ambiental”, disse Ana.

Comjovem ativa no Junho Verde

Finalizando o evento, o vice-coordenador da COMJOVEM BH, Antônio Lodi, falou sobre o papel dos jovens empresários em dissipar a ideia de empresa responsável no setor, lembrando que a Lenarge são referências neste sentido. “Hoje, entendemos que o transporte é um elo importante na cadeia de suprimentos e que temos um papel relevante na mudança do futuro”.

O jovens empresários integrantes da Comissão, Luiz Pimenta da Expresso Frios, e Matheus Morais da Lenarge, também participaram do evento.

Próximas paradas

No dia 26 de junho, o Setcemg, a Fetcemg e a COMJOVEM BH estarão na Aluisio transportes e na Transportadora Andrade, para realizar mais uma ação do Junho Verde.

Participe do quiz do Setcemg

Em 2019, o Junho Verde trouxe uma novidade: um quiz sobre a Lei Estadual 22.805/2017 e o Decreto N° 47.383/2019, que Regulamenta a Lei de atendimento a emergências ambientais envolvendo produtos e resíduos perigosos. Será sorteado um prêmio entre todos os que participarem.

Fique ligado e participe

Práticas sugeridas pelos colaboradores da Lenarge Transportes e da TNE Transportes:

  • reuso da água da máquina de lavar;
  • apagar as luzes quando não forem necessárias e desligar equipamentos eletrônicos;
  • caneca amiga;
  • usar sacola própria quando for fazer compras;
  • reduzir tempo de banho;
  • dar um outro uso a materiais como garrafas pets e latinhas, etc;
  • evitar o uso de copo descartável, e quando não tiver opção, usar o mesmo copo durante o dia;
  • escovar os dentes com a torneira fechada;
  • separar o lixo;
  • não desperdiçar água e dar valor para  água limpa;
  • não utilizar canudos plásticos.


Confira a galeria de fotos dos eventos