Gestores do transporte conhecem práticas inovadoras de Israel


Durante toda esta semana, gestores e executivos do setor de transporte brasileiro participam de visita técnica a Tel-Aviv, em Israel. Iniciativa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em parceria com a FDC (Fundação Dom Cabral) e a Universidade de Tel-Aviv, a missão está proporcionando uma imersão em ecossistemas e ambientes de empreendedorismo, mobilidade e inovação de Israel.

Nessa segunda-feira (17), os participantes conheceram a Universidade de Tel-Aviv e o Centro Peres pela Paz e Inovação. O presidente da CNT, dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, e do ITL, Vander Costa, que integra o grupo, exalta a oportunidade de ter contato com uma cultura permeada pelo investimento em inovação e tecnologia.

“O grupo de executivos que está aqui conosco é de alto nível e demonstra uma grande preocupação em aprofundar, cada vez mais, seus conhecimentos em tecnologia da informação. As visitas à Universidade e ao Centro Peres foram importantes para acompanharmos como estão os estudos da evolução da tecnologia, e de que forma isso vem impactando o transporte em todo o mundo”, disse.

Faz parte do grupo o presidente do Setcemg, Gladstone Lobato e o diretor da Fetcemg, Paulo Sérgio Ribeiro.

No roteiro da viagem, também estão previstas visitas a empresas de transporte como Electreon, Argus, Galooli, Foresight, Razor Lab e Mobileye.

Berço da inovação


O presidente da CNT, Vander Costa, destaca que Israel é um dos países que mais investem em pesquisa e desenvolvimento do mundo. Cerca de 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto) do país é destinado a essas atividades, o que equivale a mais de US$ 13 bilhões por ano, de acordo com a Israel Innovation Authority.

Israel possui mais startups, cientistas, engenheiros, patentes médicas, gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e profissionais em tecnologia per capita do que qualquer outro país do mundo. Tel Aviv, por exemplo, é a sétima colocada em um ranking que leva em consideração as melhores cidades do mundo para se começar uma startup.

 

 

Com informações da CNT

Foto: arquivo CNT