Francisco Alvim: o sorriso de quem faz o que ama


Cinquenta anos com o pé na estrada e muita história para contar. Assim se apresenta Francisco Alvim, um jovem de 71 anos e de sorriso fácil.

Funcionário da Expresso Vera Cruz há 18 anos, Francisco conta que ainda não pensa em parar. “Enquanto eu aguentar e tiver saúde, eu quero é estar na estrada”, fala com a felicidade de quem encontrou na profissão a sua realização. “Eu gosto é de carreta e estrada”, disse.

Casado com Edna de Oliveira, pai de três filhos e avô de 5 netos, Francisco fala que já viajou o Brasil todo na boleia e que “vai para onde tiver que ir”, pois o seu prazer está em viajar pelo país.

Para a família, apesar da saudade, a estrada já está na rotina e apoiam o Francisco na sua jornada. “Eles já se acostumaram e sempre falam ‘Se o senhor gosta, então tem é que ser motorista”, disse.

Com um filho também carreteiro, a profissão já pode ser considerada uma tradição na família. “Comecei na profissão com meu irmão, que comprou um caminhão e me chamou para trabalhar com ele. Fui e me apaixonei”, disse.

Desde quando começou a trabalhar até hoje, os caminhões já evoluíram bastante, e possuem uma tecnologia embarcada muito grande. E os profissionais precisaram se especializar para continuar dirigindo pelas estradas do país. Com Francisco não foi diferente. “Tive que correr atrás e aprender bastante. Com os colegas e com os cursos que temos que fazer, como o MOPP, já que faço transporte de produto perigoso. E vamos assim, sempre evoluindo”, disse, com a animação de quem ainda quer aprender muito e sempre viver coisas novas todos os dias.

Sobre a homenagem, o riso saiu ainda mais espontâneo. “Me chamaram na sala da diretoria. Subi até com medo. Quando me falaram que seria homenageado, fiquei feliz da vida. É muito bom ter esse reconhecimento”, comemorou.

Dica para outros motoristas

Na estrada, o conselho é sempre o mesmo. “Precisamos ter muita paciência no trânsito. As estradas estão mais cheias e temos sempre que fazer a nossa parte”, disse.

 

#MotoristaNota10 #TRC #JuntossomosmaisForte #DiadoMotorista #Setcemg #Fetcemg