Foco na saúde dos motoristas


"Um trabalhador feliz, saudável e consciente contribui para evitar acidentes de trânsito e aumentar a produtividade do setor”. Com essa frase, o presidente da CNT, dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT e diretor da FETCEMG, Vander Costa, resume a importância do projeto Transportando Saúde nas Cidades. O evento demonstra, na prática, que a saúde do trabalhador do transporte é uma das prioridades da confederação.

Durante toda essa semana, o Sest Senat disponibilizou equipes das suas unidades operacionais em mais de 70 paradas estratégicas como postos de combustível, terminais de cargas e centros de distribuição. Nos estandes, foram oferecidas orientações em saúde bucal, aferição de pressão arterial e aulas de alongamento, com foco na prevenção de doenças da coluna. Os motoristas também receberam dicas sobre alimentação saudável e ficaram por dentro dos riscos do uso de álcool e drogas.

Além dos serviços mencionados, os motoristas puderam aproveitar a parada para fazer a avaliação veicular dos seus caminhões pelo Programa Despoluir. O programa verifica se as emissões de poluentes estão de acordo com as normas ambientais e orienta os motoristas quanto à necessidade de realizar a manutenção preventiva.

Em Minas Gerais, foram feitas paradas em Bom Despacho (Posto Primavera - Rodovia BR-262, km 480), Montes Claros (Posto Dangelis II, Rodovia BR-251, Km 514,7) e Uberlândia (Posto Parada Bonita, BR-365, Km 640). Os atendimentos serão realizados até esta sexta-feira, até as 21h.

 

sest senat