Fetcemg participa da Semana Nacional do Trânsito


Evento de abertura foi marcado por diversas atividades de conscientização por um trânsito seguro

 

A Semana Nacional do Trânsito 2017 (SNT) teve início na última sexta-feira (15) no estacionamento do Minas Shopping e contou com a participação de diversas entidades na conscientização sobre a importância de um trânsito seguro. Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito", a SNT visa conscientizar o cidadão sobre a sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e a participação de todos para alcançar a segurança viária. A Fetcemg participou do evento com o Programa Despoluir.

Para Jaqueline Bernardes, agente de Transportes e Obras Públicas do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER-MG) e uma das organizadoras do evento, a SNT é uma importante ação para chamar toda a população a fazer sua parte. “A realização da SNT está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e envolve diversas entidades dos órgãos de sistema nacional de trânsito e nossos parceiros como a Fetcemg e o Sest Senat, diversas ONGs, secretarias Municipal e Estadual de Saúde, sempre com o objetivo de mostrar que somente juntos podemos salvar muitas vidas”, disse.

A coordenadora do Despoluir em Minas Gerais e representante da Fetcemg no evento, Ana Isabella da Mata, reforçou a importância do evento na mobilização da população para um trânsito melhor. “Com uma programação muito interessante e variada, o evento foi importante e relevante para envolver a sociedade na busca de sensibilizá-la para um trânsito mais seguro e preservando a vida de todos. É importante destacar também que nossas escolhas realmente fazem a diferença”, afirmou.

Informação e serviços à população

A Fetcemg entregou material informativo sobre o Despoluir, programa ambiental do transporte criado pela CNT e Sest Senat. Além disso, quem esteve presente pôde conhecer o veículo utilizado nas aferições realizadas pela equipe.

O público que passou pelo evento também pôde aproveitar os serviços de aferição de pressão arterial, orientação nutricional e fisioterápica, distribuição de preservativos e cartilhas educativas sobre doenças transmissíveis oferecidos pelo Sest Senat e pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Também foram realizadas intervenções teatrais com o grupo Mobiliza SUS.

O Sindicato dos Corretores de Minas Gerais (Sincor-MG) esclareceu dúvidas sobre o Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e distribuiu material educativo e brindes.

O público também pôde conferir uma exposição de equipamentos do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Trânsito e da Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais, que são usados nos atendimentos a acidentados para resgate de vítimas e primeiros socorros. Uma unidade móvel da Transitolândia também foi montada no local para orientar crianças sobre regras e cuidados no trânsito. A Guarda Municipal de BH apresentou a Bike Patrulha e fez uma demonstração da sua atuação nas ruas de Belo Horizonte.

A parte cultural foi marcada por apresentações dos grupos de dança, das bandas da Guarda Municipal de Belo Horizonte e do Corpo de Bombeiros, além do coral "Vozes na Estrada", formada por funcionários do DEER-MG. Aulas de alongamento e zumba com a equipe da academia da cidade completaram a programação.

 

Confira a galeria de fotos do evento aqui.