Fetcemg e Setcemg querem garantia de gratuidade em rotativo de Carga e Descarga


A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por meio da operadora de trânsito do município – BHtrans, anunciou, na última quinta-feira (16), a implantação de um controle por aplicativo para estacionamento rotativo nas áreas de carga e descarga da cidade. O novo programa foi apresentado durante a realização do IV Fórum de Logística Urbana, na PBH.

A presença da Fetcemg e do Setcemg na reunião foi fundamental para garantir a gratuidade do rotativo para carga e descarga.


Entidades do setor produtivo da indústria, comércio e transportes, dentre elas a Fetcemg e o Setcemg, posicionaram-se, por meio de uma carta aberta, mostrando que o controle de tempo é uma ação pontual e isoladamente não contribui para melhoria da produtividade e do custo logístico. “Quinze entidades que integram a cadeia de produtos de Belo Horizonte assinaram o documento, que foi entregue ao presidente da BHtrans, onde manifestaram cautela e apreensão quanto a efetividade do controle por aplicativo e forte insegurança quanto a operação de carga/descarga. As entidades repudiam qualquer cobrança para utilização das áreas de carga e descarga”, informou o consultor do Setcemg Luciano Medrado, que participou do fórum.

Segundo Medrado, a portaria com as mudanças deverá ser publicada até a próxima semana e sua implantação está prevista para o dia 5 de junho deste ano, no perímetro interno da Av. do Contorno, e no dia 19 de junho nas demais áreas de carga e descarga da capital.

Funcionamento do aplicativo

Para estacionar nas vagas de carga/descarga a placa do caminhão deve estar cadastrada no app. Ao estacionar e ao sair, o aplicativo deverá ser acionado.


O tempo permitido para a operação será de até 1 hora, podendo variar para áreas específicas. Por exemplo, duas horas para operação no Mercado Central e na região das madeireiras etc.

O Setcemg encaminhará as informações detalhadas para seus associados e esclarece que está de prontidão na defesa dos interesses dos transportadores para realizar uma operação logística eficiente e eficaz no abastecimento a cidade.

Leia na íntegra o ofício Estacionamento rotativo nas áreas de carga e descarga com controle por aplicativo.