FETCEMG doa mobiliário para APAC de Santa Luzia


A FETCEMG doou mobiliário para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), da unidade de Santa Luzia. Os móveis - dentre eles armários, mesas e cadeiras - foram entregues na última sexta-feira (28) pela Vic Transportes. As doações foram recebidas por Gabriela Resende, Supervisora de Oficinas, e Lídia Zanforlin, secretaria executiva da APAC. O mobiliário já foi lixado e envernizado pelos próprios recuperandos, e estão sendo utilizados no setor administrativo, almoxarifado e em outras duas salas que foram montadas. Os móveis substituídos foram remanejados para outros setores.

A escolha da entidade para doação se deu por sua seriedade e necessidade. “Identificamos uma entidade séria, que faz um grande trabalho social e que poderíamos ajudar muito com essa doação”, explica Giordana Drummond, gerente da FETCEMG.

A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social a penas privativas de liberdade. Amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, possui seu Estatuto resguardado pelo Código Civil e pela Lei de Execução Penal.

Atualmente ela está com 107 recuperandos, sendo 70 deles em regime fechado e 37 em regime semi - aberto. A metodologia da APAC fundamenta-se no estabelecimento de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho, valorização do ser humano e da capacidade de recuperação, e o envolvimento da família do sentenciado.