Faça a manutenção preventiva da sua frota e economize!


A manutenção preventiva é uma importante medida para sua empresa. Com ela, além de aumentar a vida útil do seu caminhão e implementos, você economiza com gastos na oficina, evita manter um veículo parado e diminui os fatores de riscos nas estradas.

Os caminhões são o principal instrumento de trabalho das empresas de transporte rodoviário de cargas. E é exatamente por isso que eles não podem ficar parados por problemas mecânicos ou apreensões pela fiscalização, pois isso reduz a produtividade e aumenta os custos das empresas.

Os caminhões de hoje são verdadeiras máquinas, tamanha a tecnologia embarcada, e transportam cargas de alto valor agregado, rodando por várias horas ininterruptas. Além disso, por causa da precariedade das estradas e pelo fato de o modal rodoviário ser o principal no Brasil, muitos veículos rodam milhares de quilômetros, durante dias, o que exige muito mais dos veículos. Um pequeno problema durante a viagem, por exemplo, pode acarretar grandes prejuízos para o transportador.

A manutenção preventiva no caminhão faz com que o empresário economize direta e indiretamente. Segundo estudo realizado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o custo de realizar revisões de prevenção é de 30% a 40% menor do que o gasto com reparos posteriores que se tornem necessários.

Além disso, ser pego com o veículo em mau estado de conservação é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, rende multa ao motorista, pontos na carteira de habilitação e, dependendo do item danificado, pode levar à apreensão do caminhão.

Assim, qualquer uma das duas hipóteses anteriores representa gastos desnecessários diretos do proprietário com seu veículo. Mas deve-se, ainda, contabilizar o prejuízo dos dias parados, da carga que não será entregue, dos clientes perdidos, e outros. Esses custos indiretos são os que mais pesam na renda e também os mais difíceis de calcular.

 

DESPOLUIR: A SUA FERRAMENTA PARA A PREVENÇÃO

Despoluir, programa ambiental do transporte, criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e gerido pela Fetcemg para veículos à diesel em Minas Gerais, é uma importante ferramenta para apoiar a sua manutenção preventiva.

Uma das ações do Despoluir é o controle das emissões de poluentes trazendo como consequência a melhoria da qualidade do ar e o uso racional dos combustíveis.

Com a aferição dos veículos, consegue-se reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores (fontes móveis), através da busca de limites mínimos de emissão. A aferição também é um bom indicativo do estado de manutenção do conjunto motor, bomba injetora, bicos injetores, regulagem do ponto de injeção e filtros de ar e combustível, e dá indicativos para um melhor aproveitamento do diesel, alcançando eficácia energética

Nesse trabalho, a Fetcemg conta com cinco unidades móveis de avaliação veicular equipada com um opacímetros e os instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel e com técnicos capacitados para realizar as aferições, analisar os resultados e sugerir medidas de melhor desempenho para as empresas.

Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional das empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.

 

#PorUmTrânsitoMaisSeguro #NósSomosoTrânsito #SetcemgNoMaioAmarelo 
#FetcemgNoMaioAmarelo #JuntosSomosMaisFortes