Encontro do Setor Produtivo com os Candidatos à Prefeitura de BH


Sabatina com os candidatos discute mobilidade urbana e abastecimento das cidades

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais – FETCEMG - participou de uma sabatina com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias e Márcio Lacerda, na segunda (17) e quarta – feira (19) desta semana, respectivamente, na sede da CDL, juntamente com outras 10 entidades empresariais mineiras: ACMinas, CDL/BH, CIEMG, FAEMG, FCDL – MG, Fecomércio, Federaminas, Fiemg, Ocemg e SEBRAE-MG.

Na dinâmica do encontro, cada entidade, por meio de seu representante, teve a oportunidade de realizar uma pergunta aos candidatos, que tinham dois minutos para responder às questões levantadas. Para representar a Federação, esteve presente no primeiro dia de sabatina, com Patrus Ananias, o vice-presidente da entidade, Paulo Sérgio. Sua pergunta ao candidato à prefeitura foi relacionada às ações para melhorar o transporte público e aos entraves da mobilidade urbana. Segundo apontou Paulo Sérgio, os problemas não estariam apenas na infraestrutura da cidade, mas, sobretudo, no gerenciamento do trânsito, referindo-se à necessidade de se investir no transporte público e desestimular o uso dos automóveis. Em resposta, Patrus Ananias falou da necessidade de incorporar tecnologias modernas, da educação no trânsito, de estímulos para o crescimento do país, como a redução do preço dos combustíveis e, do conjunto de ações conjuntas – metrô, BRT, ônibus, entre outras – para melhorar o tráfego em BH.

No segundo dia de sabatina com o prefeito Márcio Lacerda esteve presente o consultor e economista Luciano Medrado, representando a FETCEMG e o SETCEMG, e também as lideranças do setor produtivo de todo Estado. Medrado falou sobre a logística urbana e sobre a importância do reconhecimento da sociedade em relação ao setor de transporte de cargas, tendo em vista sua contribuição significativa para o processo de abastecimento da cidade. E destacou Belo Horizonte na área de conhecimento e desenvolvimentos de projetos em logística, fazendo referência à aproximação com universidades - UFMG e PUC - para a realização deste trabalho. “Conseguimos colocar Belo Horizonte na vanguarda do conhecimento das melhores práticas mundiais de logística em abastecimento urbano”, comentou. Baseado nessas questões, Luciano perguntou ao candidato à reeleição, Márcio Lacerda, como a cidade vai avançar para melhorar o abastecimento da cidade, diminuindo a quantidade de caminhões em circulação, sem perder o nível de qualidade de entrega das mercadorias. Sobre o assunto, Lacerda disse que Belo Horizonte pode avançar com a participação ativa dos empresários do setor compartilhando conhecimento. Falou também da importância da discussão entre especialistas, universidades, BHTrans e entidades para resolver os problemas de mobilidade e sobre as pesquisas e os projetos em andamento.

Entre as questões apontadas pelas outras entidades empresariais aos candidatos à prefeitura estavam: o comércio informal, turismo e eventos na cidade para atrair investimentos com benefícios permanentes, educação, saúde e segurança, políticas sociais e erradicação da pobreza, meio ambiente e saneamento básico, pequenas e médias empresas e formação profissional, carga tributária, e esporte e lazer.