Despoluir em ação em Juiz de Fora


No dia 5 de janeiro o Programa Despoluir fez novos testes na Zona da Mata, dessa vez, na Ibor Transporte Rodoviário, que atua na prestação de serviços de transporte de sucatas, derivados e produtos acabados do ramo de siderurgia e painéis de aglomerado de madeira, MDF e MDP, para a indústria moveleira. Mais de 85 caminhões foram aferidos no chamado "teste de fumaça", que mede o nível de poluentes emitidos por cada veículo.

 

 

Com a aferição dos veículos, consegue-se reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores, através da busca de limites mínimos de emissão. A aferição também é um bom indicativo do estado de manutenção do conjunto motor, bomba injetora, bicos injetores, regulagem do ponto de injeção e filtros de ar e combustível, além de fornecer indicativos para um melhor aproveitamento do diesel, alcançando um melhor nível de eficácia energética. Com isso, tem-se uma diminuição de poluentes emitidos para a atmosfera. A diminuição de poluentes torna o ar mais limpo e o meio ambiente é menos pressionado na extração de matéria–prima. A menor emissão dos veículos a diesel traz economia de combustível e possibilita um desempenho econômico para empresários de transporte e caminhoneiros autônomos.

Os técnicos do programa realizam os testes de aferição com agendamento prévio, dando maior comodidade e agilidade para as empresas e também para caminhoneiros autônomos. Para participar e saber mais informações, basta entrar em contato com a Fetcemg e os sindicatos filiados.

 

Fonte: SETCJF (adaptado)