Conheça a origem do Novembro Azul


Durante o mês de novembro, o Setcemg e a Fetcemg trouxeram informações sobre o câncer de próstata. Mas você sabe como surgiu o Novembro Azul?

 

O Novembro Azul é um movimento internacional, não tão conhecido como o Outubro Rosa, mas não menos importante, que propõe uma discussão intensa sobre o câncer de próstata, sua prevenção e tratamento.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. Porém, uma grande parte dos tumores crescem lentamente e demoram cerca de 15 anos para atingir o tamanho de 1cm³. Sendo assim, muitos homens não têm nem mesmo sinais da doença durante a vida.

Vale lembrar que, nas fases iniciais, o câncer de próstata não causa sintomas. De fato, 95% dos casos de câncer de próstata já estão em um estágio muito avançado quando seus primeiros sinais aparecem.


Mas você sabe como surgiu o Novembro Azul?

A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode, que estava fora de moda na época, crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.

Inicialmente, um grupo de 30 homens aceitou a proposta, e assim surgiu aMovember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens frequentemente.

Conforme os anos foram se passando, a campanha foi conquistando cada vez mais adeptos, até se tornar mundial. Hoje, ela é feita em mais de 20 países.

O nome original, Movember, veio da mistura da palavra inglesa moustache (bigode) com novembro (november). Atualmente, o bigode é um dos símbolos da campanha.

Vale lembrar, também, que o mês de novembro foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro.


Novembro Azul no Brasil

No Brasil a campanha chegou em 2008, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Durante todo o mês de novembro, várias instituições participam da ação, seja disseminando informação, oferecendo exames gratuitos ou com descontos, contando sempre com os símbolos do Movember: o bigode e a cor azul.

 

#SetcemgNoNovembroAzul      #FetcemgNoNovembroAzul       #OImportanteÉSeCuidar