Como investir e se relacionar com startups


Oportunidade de inovação com startups

O programa Conecta da CNT (Confederação Nacional do Transporte) em parceria com o BMG UpTech oferece um treinamento gratuito para os transportadores conhecerem e se relacionarem com startups, nesta quinta-feira (26), das 16h às 18h, na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima.

Será uma oportunidade para gestores do setor de transporte saberem como as empresas podem se beneficiar com as tecnologias desenvolvidas por startups. Além disso, serão apresentados os negócios desenvolvidos pelas 5 startups selecionadas para a Fase 2 do Conecta. 

O treinamento será realizado com mentores do NXTP.Labs, empresa de gestão de investimentos com alcance em toda a América Latina.

A participação é gratuita. Clique aqui para se inscrever.

Como as empresas de transporte podem conhecer e usufruir das tecnologias desenvolvidas por startups?

De acordo com o diretor da Nxtp.Labs, Magnus Arantes, existem diferentes maneiras de engajamentos. A forma mais comum é quando a startup se torna fornecedora de serviço. Mas também acontece de a empresa adquirir a startup e desenvolver um produto novo. Segundo ele, os empresários possuem os melhores perfis para investir nesse tipo de empresa. “Como eles construíram negócios próprios, entendem dessa dinâmica de criação de riqueza e são indicados não só para se relacionar, mas também, para investir porque reconhecem o valor do processo empreendedor. O empresário sabe que se injetar R$ 100 mil reais em uma empresa, ela pode valer R$ 1 milhão amanhã”, ressalta.

Uma tendência é procurar comunidades e redes de relacionamento. “Saímos da lógica da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) tradicional e começamos a contar com redes que estão se estruturando. Não é simples, mas é a tendência e já faz parte da cultura dos próprios executivos”, destaca o CEO da plataforma 100 Open Startups (que une empresas e startups), Bruno Rondani.

Ele acredita que as startups são protagonistas em um momento de transformação digital. “Elas se estruturaram para aproveitar as oportunidades e levam vantagem porque já nascem com essa cultura de maior adaptação às novas tecnologias. É como uma criança que aprende algo mais rápido que os pais”, diz.

Outro ponto importante é entender as vantagens de poder contar com uma empresa inovadora atuando no mundo corporativo. Rondani explica que esse tipo de tecnologia permite aprender com as falhas de forma mais barata e rápida, gerando otimização de mão de obra, melhoria de serviços e redução de custos.



Com informações da Agência CNT de Notícias