COMJOVEM BH e Região participa de evento sobre sucessão familiar nas empresas


Na quarta-feira (20), representantes da COMJOVEM BH e Região estiveram presentes na ACMinas para assitirem a palestra “Desafios das empresas familiares”, ministrada pela especialista em sucessão familiar nas empresas, Juliana Costa Gonçalves.

Mais de 80% das empresas brasileiras são familiares, e pelos dados estatísticos, apenas 4% chegam a 4 geração. O principal motivo da morte das empresas familiares são as relações interpessoais entre os membros da família, que, muitas vezes, não consegue separar as relações interpessoais da gestão da empresa.

Durante o evento foram discutidos quais os desafios enfrentados hoje neste tipo de gestão de empresa, bem como o planejamento sucessório, acordo de acionistas, governança corporativa, preparação das novas gerações, conselho de família, preservação do patrimônio, conflitos e coesão familiar.

De acordo com Juliana, para as empresas, desenvolver a maturidade para, com transparência e respeito, conversar sobre a família empresária que queremos ser no futuro é a melhor alternativa para buscar a profissionalização da empresa familiar.

Um evento excelente, com alta qualidade e conteúdo muito rico, esta foi a definição de Antônio Lodi sobre a palestra. “Estavam presentes empresários de várias gerações, sucessores e pudemos ter um olhar técnico sobre o processo de sucessão nas empresas. Há muito temo não tínhamos alguém falando com tanta propriedade sobre o tema, e a Juliana é especialista em gestão de negócios familiares, tendo feito a implementação da profissionalização de empresas familiares em mais de 200 empresas”, completou.

Diego Kolling corroborou com a fala de Lodi e destacou que a palestra foi muito interessante e agregadora. “Ontem tive a grata surpresa de assistir ao o que foi, provavelmente, a melhor palestra que já fui desde que entrei para o núcleo.

Luis Gustavo Lopes, que também é diretor do Setcemg, pontuou o trabalho desenvolvido pelo Sindicato e Fetcemg na discussão sobre o tema. “A longevidade das empresas familiares depende do planejamento das transições. O Setcemg e a Fetcemg também já realizaram parcerias com a Fundação Dom Cabral (FDC) para tratar do tema. Podemos retomar o assunto, dada a relevância do tema”, finalizou.