COMJOVEM BH e Região comemora mais de dez anos de trabalho para o TRC


Conheça um pouco da história da regional COMJOVEM BH e Região. A Fetcemg sempre apoiou a comissão e acredita no seu trabalho em prol do transporte rodoviário de cargas.

 

Começar cedo um trabalho de união entre os jovens transportadores - este é o principal objetivo da COMJOVEM – Comissão de Jovens empresários do setor de transporte, que realizou a sua primeira reunião regional em Minas Gerais no dia 24 de junho de 2008, na sede do Setcemg. A primeira coordenadora foi a advogada Marina da Matta (Rodomaster) e a vice coordenadora era Nathalie Fernandes (Transrefer).

Participaram do primeiro encontro mais de 30 jovens, dentre eles, o presidente da COMJOVEM Nacional naquela época, André Ferreira (Rápido 900) e seu vice, Taiguara Helou (Braspress), além de vários outros jovens empresários do setor.

Na ocasião, Marina destacou que a comissão trouxe oportunidades de estreitar os laços com os fornecedores, de integração para fortalecimento do setor, união para trocas de experiências e suporte em casos de necessidades. Missão ainda mantida pela COMJOVEM hoje.

“A Comjovem é super importante no dia a dia de nossas empresas, proporcionando fortes discussões, know-how e conhecimento com cases de sucesso e insucesso. Esse seleto grupo é composto por jovens das principais empresas do setor no cenário nacional e tem se tornado referência em gestão, crescimento e rentabilidade através das trocas de experiências”, diz o atual coordenador da COMJOVEM BH e Região Metropolitana, Daniel Simas, da Simas Log.

Além dos debates, a comissão proporciona intercâmbio de ideias, com palestras e visitas técnicas em um ambiente de network com oportunidades de conhecer o que há de mais moderno e inovador no mercado do TRC, sempre visando a constante qualificação daqueles que serão os futuros líderes de suas empresas e entidades representativas.

"A nossa companhia e as demais que fazem parte da COMJOVEM perseguem continuamente a maior eficiência em custos, característica marcante e presente em todas as empresas que integram a comissão e possuem foco fundamentalmente sobre a eficiência dos recursos”, comenta Simas.

O coordenador destaca que a busca pelo constante aperfeiçoamento, visando o aumento da produtividade e diminuição dos custos, através de novas ideias e processos, é uma das características mais marcantes da COMJOVEM. “A Comissão impulsiona as empresas e seus membros a irem ao encontro de uma economia de inovação que gere resultados. As empresas participantes são arrojadas e obstinadas, agressivas e, principalmente, inovadoras. Em 2018, um dos projetos da COMJOVEM BH e Região que contribuiu positivamente com os resultados das empresas participantes foi o Projeto Lean Manufacture, que trouxe maior performance e economia operacional proporcionando ganhos financeiros que eram ‘perdidos’ na operação”, comemora.

Em 2019, a Comissão de Belo Horizonte continuará trabalhado para conquistar ainda mais.