Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua mobiliza empresários e trabalhadores do transporte em BH


Mais de duas mil pessoas marcaram presença na última etapa do Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua, realizada neste sábado (25), em Belo Horizonte (MG). O evento, que está em sua 4ª edição, contou com percursos de 5 km e 10 km para corrida e 2 km para caminhada com largada realizada no Marco Zero da lagoa da Pampulha.

Além de trabalhadores e empresários do transporte, estiveram presentes o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade; a diretora executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart; o vice-presidente da Fetcemg, Vander Costa, representando o presidente do Conselho Regional do Sest Senat em Minas Gerais (CRMG), Sérgio Pedrosa; o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram), Waldemar Araújo; e a supervisora do CRMG, Eliana Costa, dentre outros dirigentes.

Os organizadores comemoraram o sucesso do evento que teve a participação, principalmente, dos trabalhadores e empresários do transporte. “Atuamos na prevenção, com ações importantes para saúde. Foi surpreendente o fato de que quase 90% das inscrições foram de trabalhadores do setor, o que significa ser uma ótima aceitação do público”, afirmou a diretora executiva do Sest Senat, Nicole Goulart.

A diretora da unidade do Sest Senat Jardim Vitória e coordenadora do evento, Dora Machado, reforçou essa conclusão. “A ampla participação demonstra que, conforme o trabalhador do setor de transporte se integra ao sistema, traz notoriedade ao Sest Senat. Isso é muito gratificante”, afirmou. “É motivo de orgulho ver que nosso empenho em desenvolver projetos pela melhoria da qualidade de vida para o trabalhador em transporte traz resultados”, completou a supervisora do CRMG, Eliana Costa.

O resultado da corrida será divulgado em breve nos sites da instituição, da Fetcemg e do Setcemg.

 

Transportadores no percurso

Ratificando o sucesso do Circuito, destaca-se o empenho da Lenarge Transportes e Serviços, empresa associada ao Setcemg, que apoiou a participação de 73 colaboradores no evento. O diretor-presidente da Lenarge, Márcio Afonso de Moraes, fez questão de participar e elogiou a organização. “Gostei muito do evento. É um ótimo incentivo para cuidar da saúde, com o envolvimento de todos. É uma grande festa. Para a empresa também é muito bom, já que acrescenta melhorias física e social aos trabalhadores”, afirmou.

A Sete Lagos Transportes, outra empresa associada ao Sindicato, também contou com um grande número de funcionários no evento: foram quase 20 trabalhadores, além de seus familiares. “Conseguimos mobilizar funcionários e familiares para todas as categorias de corrida e para a caminhada. Temos funcionários que praticam corrida há muito tempo e outros que começaram a se interessar pelo esporte agora. Alguns já estão até mesmo se reunindo após o trabalho para praticar o esporte em Sete Lagoas e já pensamos em formar um grupo de corrida da empresa", contou o diretor-presidente da empresa, José Roberto da Silva, que também participou da corrida junto com os filhos e a mãe. "Fico feliz em poder apoiá-los e procuro participar junto com todos. A prática esportiva traz inúmeros benefícios para as pessoas e com esse trabalho do Sest Senat, nós, empresários, nos sentimos amparados no âmbito da promoção do bem-estar e da saúde para nossos trabalhadores”, destacou.

 

Benefícios para a saúde física e mental

Além de ser o esporte mais democrático do mundo, a corrida é uma das melhores atividades para a saúde física e mental.

A prática ajuda a prevenir doenças cardiovasculares - principal causa de morte no Brasil, auxilia na perda e manutenção do peso, deixa ossos mais fortes e saudáveis, aumenta a capacidade de concentração e ajuda na memória, protege as vias aéreas de infecções e reduz em 50% a chance de uma morte precoce.

Mas engana-se quem acha que os benefícios acabam por aí. Estudos internacionais indicam que a corrida ajuda na redução do estresse, dos sintomas da depressão e alívio da ansiedade, no aumento da autoestima e melhora o humor, o relacionamento social e profissional.

A coordenadora de Recursos Humanos da Sete Lagos, Liliane Resende, foi a responsável pela mobilização dos seus colegas para a participação no Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua. Ela conta como a atividade mudou sua vida. “A corrida surgiu num momento em que não me sentia bem fisicamente e precisava de algo que me ajudasse emagrecer e levantar minha autoestima. Além de me ajudar a emagrecer, eu descobri que a corrida cura tristeza, depressão e outros problemas emocionais. Com isso, aumentou o meu desejo de correr ainda mais”, conta. “Tento trazer os amigos para desfrutarem dessa alegria. A corrida do Sest Senat foi um elo pra nos unir e já temos um grupo preparado para as próximas edições”, conta.

 

O Projeto

O Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua é uma ação do Programa de Esporte e Lazer da instituição, focada em promover e incentivar a prática de exercícios físicos e assim despertar o estímulo para a prática da atividade física e a busca da melhoria da saúde e qualidade de vida.

O projeto foi uma criação do presidente da CNT, Clésio Andrade, que abriu e participou do evento em Belo Horizonte. “Hoje, o trabalhador em transporte representa 60% dos nossos atendimentos que já atingiram 120 milhões”, destacou.

O presidente explicou que os projetos são todos voltados e focados no atendimento das principais necessidades dos trabalhadores do transporte. “Criamos o atendimento odontológico de qualidade, pois esse serviço não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, temos os serviços de fisioterapia e nutricionistas”, destacou Clésio exemplificando que muitos trabalhadores do setor, principalmente motoristas, apresentam problemas de coluna e sobrepeso.

Segundo Clésio Andrade, o projeto Circuito Sest Senat de Caminhada e Corrida de Rua é uma das iniciativas da instituição que serão mantidas em 2018.

 

corrida q

Trabalhadores da Sete Lagos

 

corrida 2

Colaborador da Lenarge ficou entre os melhores da categoria Trabalhadores do Transporte