Case de transportadora é destaque na ACMinas


Na segunda-feira (13), a Transportadora Andrade, associada ao Setcemg, participou da reunião do Conselho Empresarial de Produtividade da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) cuja pauta era “Cases de Sucesso”. A reunião foi realizada na sede da ACMinas, em Belo Horizonte.

O objetivo do encontro foi apresentar casos bem sucedidos de empresas referentes a resultados decorrentes do aumento de produtividade. No final do ano passado, a Transportadora Andrade foi uma das participantes do programa Lean Manufacturing, realizado por meio de parceria entre o Setcemg e o Sebrae-MG, por iniciativa da ComJovem BH e Região e com o apoio do Instituto de Competências Empresariais (ICE).

A Transportadora Andrade recebeu recomendações para a otimização de processos com a introdução de conceitos e ferramentas sobre um sistema produtivo eficiente eliminando perdas e obteve ótimos resultados, com uma média de 15% de aumento de produtividade. “O resultado foi uma grande mudança de cultura na minha empresa, que deixou o ambiente mais organizado e os processos mais eficientes”, destacou o diretor financeiro da Transportadora Andrade e membro da ComJovem BH e Região, Antônio Lodi.

“Um ponto fundamental para o sucesso de qualquer processo dentro de uma empresa são as pessoas e, principalmente, as lideranças. A partir das lideranças é que tem que começar qualquer mudança. E o Lodi entendeu esse trabalho do Sebrae, vislumbrou nele uma grande oportunidade de melhorar os resultados e acreditou na equipe dele, no potencial das pessoas para os resultados”, afirma o gerente do Setcemg, Renato Marques. “O Setcemg fica feliz com o resultado obtido pela sua associada e espera que outras empresas busquem essa mudança”, completa.

 

Sobre o Lean – Produção enxuta

O Sebrae-MG, por meio do Instituto de Competências Empresariais (ICE), aplica a metodologia para as micro e pequenas empresas. O objetivo é identificar os pontos fracos das empresas, onde estão os gargalos, e desenvolver processos para reduzir o desperdício de recursos e aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro das empresas.

O programa tem duração média de 4 a 5 meses e é subsidiado em 80% pelo Sebrae-MG. Os 20% restantes são investidos pelas empresas que aderirem ao programa. Na primeira turma, além da Transportadora Andrade, participaram as empresas Simaslog, LPK Logística, Agile e MG Cargas.

 

Novas turmas do Lean

Segundo o gerente do Setcemg, em breve o Sindicato e a ComJovem BH e Região irão realizar outros workshops para reunir transportadoras interessadas nas próximas turmas do Lean. “O Setcemg ficou muito satisfeito com a parceria com o Sebrae-MG. É uma proposta inovadora e em breve reuniremos uma nova turma de transportadoras”, finaliza Marques.

 

 

foto 1

 

foto 2

 

foto 1

 

foto 2