Capacitação dos motoristas: uma medida que pode salvar vidas


O mês de maio é dedicado às discussões sobre o trânsito, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do trânsito seguro.

 

A Fetcemg e o Setcemg apoiam a campanha “Maio Amarelo”. Desde 2017, as entidades fazem suas próprias peças, com o foco exclusivo no transporte rodoviário de cargas, com o objetivo de somar esforços por um trânsito seguro.


Neste ano, as entidades desenvolveram uma campanha dirigida especialmente aos empresários do transporte com o slogan “Ações para um trânsito mais seguro” lembrando, principalmente, sobre a importância da manutenção da frota e da capacitação dos motoristas.


Este último é o nosso foco de hoje.


O capital humano é um dos principais ativos das empresas e uma das bases de qualquer bom negócio. É por meio de uma equipe atualizada que as transportadoras são capazes de conhecer a legislação e montar estratégias para entregar a carga no menor tempo possível e com a máxima segurança.


Para isso, é muito importante o transportador ficar atento aos treinamentos específicos para o seu tipo de transporte. Assim, o seu motorista saberá exatamente como deve agir para este tipo de transporte.


Além disso, incentive sempre a prática da direção defensiva. Essa medida pode evitar muitos transtornos para sua empresa e seus negócios.


Atualmente o Sest Senat oferece capacitações específicas para os motoristas, como o MOPP, dirigido ao transporte de produtos perigosos, Direção Defensiva, Transporte de Cargas Indivisíveis, transporte de cargas. Os motoristas, além das aulas em sala e prática, contam com um simulador de direção, capaz de representar diversas situações que podem ser enfrentadas no dia a dia nas estradas, como chuva, animais na pista, entre outros.


Além disso, o Sest Senat conta com a capacitação à distância, com diversas capacitações voltadas para o transporte.


O Movimento Maio Amarelo


É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo em uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. 
No Brasil morrem 40 mil pessoas por ano de acidente de trânsito, além de um número bem maior de pessoas que sobrevive, mas ficam com sequelas.


POR QUE MAIO?


Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

POR QUE AMARELO?


O amarelo simboliza atenção e, também, a sinalização e advertência no trânsito.


#PorUmTrânsitoMaisSeguro #NósSomosoTrânsito 
#FetcemgNoMaioAmarelo #SetcemgNoMaioAmarelo #JuntosSomosMaisFortes

maio-amarelo