Abertas inscrições para o 24ª Prêmio CNT de Jornalismo


 

Está na hora de começar a organizar o material para participar de uma das mais respeitadas e concorridas premiações voltadas à imprensa do Brasil. As inscrições para a 24ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo podem ser feitas entre 19 de junho e 7 de agosto.

O Prêmio é dividido em seis categorias: Impresso, Televisão, Rádio, Internet, Fotografia, Meio Ambiente e Transporte. Ao todo, serão R$ 270 mil para os jornalistas vencedores. O trabalho com a maior nota receberá o Grande Prêmio CNT de Jornalismo, no valor de R$ 60 mil. Os outros ganhadores de cada categoria receberão R$ 35 mil cada um. Neste ano, poderão concorrer trabalhos veiculados entre 12 de agosto de 2016 e 7 de agosto de 2017.

As reportagens serão avaliadas por uma comissão julgadora independente, considerando aspectos como relevância para o setor de transporte, para o transportador e para a sociedade; qualidade editorial; criatividade e atualidade dos temas.

A seleção, de maneira isenta e rigorosa, ocorrerá em três etapas: na primeira, será verificado o cumprimento dos requisitos exigidos no regulamento. Na segunda, uma comissão de pré-selecionadores, formada por professores de comunicação, definirá os cinco finalistas em cada categoria. Por fim, a avaliação de um grupo de jurados, composto por quatro jornalistas e um especialista em transporte, selecionará as reportagens vencedoras.

Em 2016, fizeram parte da Comissão Julgadora os jornalistas Celso Freitas (Record), Marcelo de Moraes (O Estado de S.Paulo), Sheila Magalhães (BandNews) e Iain Semple (Rede Globo); e o especialista em transporte Luis Antonio Lindau (WRI Brasil). O júri deste ano ainda está sendo formado.

Desde 1994, a CNT reconhece os esforços dos jornalistas em informar sobre a importância da atividade transportadora para o desenvolvimento econômico e social do país. Nesse período, mais de 130 trabalhos foram premiados. O próximo pode ser o seu!

Veja os vencedores da edição de 2016:

Grande Prêmio
 
O grande vencedor foi o jornalista Marcos Nunes, do Jornal Extra, com o trabalho "O trem atrasou”. A reportagem viajou diariamente, por três meses, pela malha ferroviária que corta o Rio de Janeiro. A série mostra problemas constatados nas vésperas da maioridade do contrato de concessão entre o Estado do Rio de Janeiro e a SuperVia, operadora da malha. Clique aqui para saber mais detalhes do trabalho vencedor.

Fotografia
 
O premiado foi Domingos Peixoto, do Jornal O Globo. Tetracampeão no Prêmio CNT, ele venceu a edição de 2016 com o trabalho "O trem nosso de cada dia", que registra o momento de embarque em um trem do Rio de Janeiro, na hora da volta para casa. 
Clique aqui para ver a imagem vencedora.

Impresso
 
A vencedora foi Anamaria Melo do Nascimento, com uma reportagem que mostrou bons exemplos para a mobilidade. A reportagem "Sou do bem no trânsito" foi veiculada pelo Diario de Pernambuco. Saiba mais detalhes da reportagem vencedora aqui.
 
Internet
 
O especial "Avisa quando chegar. O assédio que paralisa as mulheres", da jornalista Leilane Menezes, veiculado no portal Metrópoles, venceu a categoria. A série mostra como a violência e o assédio afetam as mulheres que utilizam o transporte público. Conheça, aqui, mais sobre o trabalho ganhador.
 
Meio Ambiente e Transporte
 
"As vantagens e as desvantagens do biodiesel", do jornalista André Trigueiro, da GloboNews, foi a vitoriosa. A reportagem revela estudo inédito sobre os benefícios da mistura do biodiesel ao diesel para a saúde das pessoas e para as contas públicas. Veja, aqui, outros detalhes sobre a reportagem.
 
Rádio
 
A vencedora foi Natália André, da Rádio Trânsito, de São Paulo, com a série "Mulheres no trânsito", que mostra personagens femininas em diferentes atuações do transporte. Clique aqui para saber mais.
 
Televisão
 
A vencedora foi a reportagem “Dois anos depois da Copa, obras de transporte inacabadas revelam desperdício de dinheiro público”, veiculada no Fantástico, da TV Globo. A reportagem, de Nancy Dutra e equipe, mostra projetos que não saíram do papel em todo o Brasil, apesar de terem sido planejados para a Copa do Mundo de 2014. Veja mais aqui.


Foto: Imprensa CNT
Fonte: Agência CNT de Notícias