Representação técnica e institucional do transporte

Visando prestar apoio propositivo e empreendedor ao setor de transporte de cargas e logística, a FETCEMG integra diversas câmaras, conselhos, comissões, fóruns e grupos de estudo que envolvem o mesmo.

O objetivo é representar o setor nas esferas municipal, metropolitana, estadual e federal, estabelecendo um diálogo construtivo com o governo e demais organizações da sociedade civil para formular e acompanhar políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inovação na atividade.

Dessa forma, a FETCEMG conquistou, ao longo dos anos, assento e credibilidade técnica em todos os fóruns de interesse do setor, particularmente nas instâncias deliberativas. “Inserimos o transporte e a logística em todas as pautas que nos envolvem, sempre com posições firmes e consistência técnica, baseados em estudos e pesquisas científicas”, conta o consultor técnico da FETCEMG, Luciano Medrado. “Após muitos anos de desenvolvimento, chegamos em um patamar que atende às necessidades dos empresários, tendo acesso e relacionamento com tudo o que nos interessa e proporcionando mais competitividade às empresas”, completa.

Os grupos trabalham temas que vão desde a Segurança Logística, com a participação de todos os agentes de segurança pública, até o meio ambiente, com participação ativa na Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE P2R2 Minas), além, é claro, do estreito relacionamento com universidades e pesquisa científica sobre o setor. “Por meio desses grupos, conseguimos elevar a importância do setor de transporte e logística para a sociedade”, finaliza.

 

copia-de-site-isabella.png

 

COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

 

Assessora os empresários em comissão de negociação coletiva a respeito da legislação, visando dar subsídios técnicos para as negociações coletivas e fechamento dos instrumentos coletivos de trabalho.

 

 

FOPEMIMPE – FÓRUM PERMANENTE MINEIRO DE MICRO, PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS

 

Vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, o Fopemimpe é composto por instituições do poder público e entidades de classe representativas da indústria, comércio e serviços. A Fetcemg é membro do Conselho Deliberativo.

 

 

CETER – CONSELHO ESTADUAL DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA

 

Delibera sobre todas as decisões que envolvem aplicação de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no âmbito da Secretaria de Estado do Trabalho.

 

 

COMURB - CONSELHO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE BELO HORIZONTE

 

Garante a interlocução permanente entre a administração pública e os diversos setores da sociedade, promovendo debates relacionados à melhoria da mobilidade urbana.  A FETCEMG é membro titular e membro do Grupo Executivo do Conselho.

 

 

COMPUR - CONSELHO MUNICIPAL DELIBERATIVO DE POLÍTICAS URBANAS DE BELO HORIZONTE

 

É uma instância de discussão e deliberação de políticas de planejamento urbano e gestão do território de Belo Horizonte. A FETCEMG é membro titular do Conselho e membro do comitê organizador da V Conferência Municipal de Belo Horizonte.

 

 

CONSELHO DELIBERATIVO DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE – CDDM-RMBH

 

A FETCEMG tem participação relevante no processo de desenvolvimento da RMBH e integra o Colegiado Metropolitano da Sociedade Civil, Conselho Metropolitano das Cidades, Conselho Estadual das Cidades, Conselho Nacional das Cidades e da Conferência Metropolitana.

 

 

COMITÊ TÉCNICO DA MOBILIDADE URBANA – AGÊNCIA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

 

Apoio técnico-consultivo à tomada de decisão e iniciativas diversas nas questões metropolitanas referentes à mobilidade urbana e transportes. Sua composição é primordialmente técnica e inclui representantes do poder executivo e legislativo, estadual e dos vários municípios; representantes de classe de usuários e operadores dos sistemas de transporte, rodoviário e ferroviário, de carga e passageiros; academia; órgãos técnicos de classe; e entidades de participação social e da sociedade civil organizada.

 

 

CONSELHO EMPRESARIAL DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA – ACMINAS

 

Tem como objetivo criar interlocução permanente entre a administração pública e os diversos setores da sociedade, promovendo debates relacionados à melhoria da mobilidade urbana.

 

 

OBSERVATÓRIO DA MOBILIDADE DE BELO HORIZONTE - OBSMOB-BH

 

Acompanha e monitora os indicadores de mobilidade de Belo Horizonte. 

 


COLÉGIO DE REPRESENTANTE DOS CONTRIBUINTES MINEIROS

 

O grupo realiza estudos e análises da legislação tributária estadual e federal, propondo alternativas que visam à melhoria do ambiente de negócios, a desburocratização e a busca por maior segurança jurídica.

 

 

GRUPO TRIBUTÁRIO DA CNT

 

Discute assuntos relacionados à legislação tributária que incide sobre o setor. Elabora propostas para o executivo e legislativo.

 

 

COMISSÃO DE ASSUNTOS TRABALHISTAS - CAT DA CNT

 

Discute assuntos relacionados ao direito do trabalho e sindical. Elabora propostas para o executivo e legislativo, além de avaliar o impacto da legislação nas relações trabalhistas e sindicais nas empresas e entidades do segmento do transporte.

 

 

CÂMARA TÉCNICA TRABALHISTA DA NTC

 

Trata de temas relacionados às negociações coletivas, direito do trabalho e sindical, inclusive levando sugestões à CNT pelas Federações e Sindicatos.

 

 

COMISSÃO DE DIREITO SINDICAL DA OAB-MG

 

A Comissão debate temas relacionados aos sindicatos e relações coletivas de trabalho.

 

 

COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA OAB-MG

 

A FETCEMG possui dois representantes na comissão que tem o objetivo de debater questões importantes sobre a regulação da infraestrutura em geral e, em especial, sobre a infraestrutura referente ao transporte de cargas no estado de Minas Gerais.

 

 

COMISSÃO ESTADUAL DE PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA RÁPIDA A EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS COM PRODUTOS PERIGOSOS (CE P2R2 MINAS)

 

Tem por finalidade deliberar sobre diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas padrões, além de outras medidas de caráter operacional de prevenção, preparação e resposta rápida a acidentes ambientais com produtos perigosos, de forma integrada, visando à otimização dos recursos humanos, materiais e financeiros.


COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE OAB-MG

 

O objetivo é debater questões importantes sobre a regulação da ambiental e, em especial, sobre regulações ambientais relacionados ao transporte de cargas.

 

 
CONSELHO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS – FIEMG

 

Visa fortalecer a atuação das micro e pequenas indústrias no mercado por meio da defesa de interesses e da produção e disseminação de informações permitindo a troca de experiências e conhecimento entre MPE's de diferentes setores industriais.

O Conselho possui cinco diretrizes de atuação que serão trabalhadas no período de 2022-2024, sendo elas: Gestão e Competitividade; Tecnologia e Inovação; Energia e Diretrizes específicas de acordo com a temática - Interlocução FIEMG/MPI’s; Impostos (Refis/ISS); Visibilidade das MPI’s; e Segurança Jurídica.

 

 

CÂMARA AUTOMOTIVA DA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS – FIEMG

 

A câmara tem o objetivo de fomentar a modernização da cadeia da mobilidade em Minas Gerais, buscando melhorias para todos os usuários.

A Câmara da Indústria Automotiva possui as seguintes diretrizes de atuação que serão trabalhadas no período de 2022-2024: Gestão e Competitividade; Tecnologia e Inovação; Energia; e Diretrizes específicas de acordo com o setor - Infraestrutura da Cadeia Logística; Custo Brasil; e Renovação de Frota/Inspeção Veicular.

 

 

VEZ E VOZ – MULHERES NO TRC

 

Vez & Voz - Mulheres no TRC é uma iniciativa do SETCESP para valorizar as mulheres que trabalham no setor de transporte rodoviário de cargas, fomentar o crescimento profissional delas dentro do próprio setor e atrair novos talentos para o TRC. A FETCEMG é signatária do movimento e participa da comissão do Índice de Equidade, que discute a criação de um índice de diversidade empresarial no transporte.

 

 

UNIVERSIDADES E CENTROS DE ENSINO E PESQUISA

 

Interlocução com a UFMG, PUC-MG, FDC, FUMEC, CEFET, UFOP, INSPER/SP, FJP, Universidade de Viçosa e Universidade Federal de Lavras no apoio trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado, pesquisas científicas de interesse do TRC, além da promoção de palestras sobre TRC, mobilidade, logística e economia urbana; participação na Pesquisa de Origem/Destino de Cargas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

 

*atualizado em março de 2023